O projeto de Zaha Hadid Architects para a Vauxhall Cross Island Towers acaba de ser aprovado pela prefeitura da cidade de Londres. As duas torres receberam luz verde para o início das obras, o par de arranha-céus será implantado junto à Estação Vauxhall, um terminal intermodal em pleno centro da capital britânica. O projeto que havia sido revelado publicamente há praticamente um ano (19 de janeiro de 2018), será o primeiro projeto no Reino Unido desenvolvido para um cliente privado pelo escritório dirigido por Patrik Schumacher.
Fazendo parte de um enorme complexo de uso misto, as torres irmãs despontarão no céu de Londres erguendo-sesobre seus 42 e 53 pavimentos junto às margens do rio Tâmisa, combinando uma variedade de usos programáticos, incluindo hotéis, escritórios, comércio, serviços e habitação. Os arquitetos sugerem que o pódio concebido no nível da rua se transformará em novo espaço público de encontro e convívio, conectando ainda a estrutura dos dois edifícios. O projeto foi muito elogiado pelo conselho de aprovação, "... um projeto de alta qualidade arquitetônica que procura responder diretamente ao contexto onde está inserido".
Apesar disso, o projeto não é uma unanimidade no contexto político da capital. A estrutura projetada por Schumacher e sua equipe deverá ser construída onde atualmente há uma estação de ônibus projetada pela Arup; a maioria dos críticos defende a ideia de que o projeto fará deste já congestionado anel viário da cidade, um lugar ainda mais caótico. O diretor do escritório e responsável pelo projeto, Jim Heverin, respondeu a essas alegações afirmando ao Architects’ Journal ainda em janeiro do ano passado: “Quando recebemos a proposta para trabalhar em Vauxhaal, era bastante óbvio que iriamos verticalizar”, disse ele. “Evoluímos a partir desta ideia inicial para então criar um novo espaço público para a região. Nosso projeto ocupa uma área menor no nível do térreo, mas por outro lado é muito maior em área total. Estamos trabalhando para densificar ainda mais esta área. Este é um objetivo nosso e de nosso cliente, o qual se encaixa perfeitamente no marsterplan analisado e aprovado pela companhia de Transportes de Londres.”
Diferentes grupos de ativistas locais também se declararam contrários à campanha de viabilização do projeto, sugerindo que a altura das torres, com seus 185 metros de altura, transformará o rio Tâmisa em um "Canyon" urbano. A secretaria de planejamento urbano observou de fato que, as torres ultrapassam o limite de altura pré-estabelecido de 150 metros, entretanto, deram parecer favorável considerando que o projeto irá beneficiar à todos, oferecendo moradias acessíveis e espaços públicos para a cidade de Londres e seus cidadãos.
Mais detalhes sobre o projeto deverão ser anunciados já no início do próximo ano.
Via Zaha Hadid Architects.
Zaha Hadid Architects Unveil Mixed-Use Public Square Scheme for Vauxhall Cross Island in London
Zaha Hadid Architects has unveiled the design of a new mixed-use development to be located on the Vauxhall Cross Island site adjacent to Vauxhall Station in London. Aiming toward becoming a new public square for the neighborhood, the complex will consist of two towers connected by a street level podium, offering a variety of programmatic uses including a hotel, offices, residences, retail and public amenities.